top of page

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE "AR CONDICIONADO"

1. O QUE É AR CONDICIONADO?



É um equipamento destinado a climatizar o ar em um recinto fechado, mantendo sua temperatura e umidade controladas.
Cada vez mais acessível, este aparelho permite manter um ambiente ameno e agradável, qualquer que seja a estação do ano e as condições climáticas.
Como o clima requer refrigeração no verão e aquecimento no inverno, o ideal é utilizar os modelos com ciclo reverso, ou seja, que podem também ser utilizados para aquecer o ambiente.
Sua utilização garante a temperatura ambiente ideal, gerando conforto, produtividade, saúde e bem-estar.
Procure adquirir sempre os aparelhos com o Selo PROCEL de eficiência energética.



2. COMO FUNCIONA O AR CONDICIONADO?



A principal função de um condicionador de ar é a de expulsar o ar quente do ambiente (ou o ar frio nos sistemas de ciclo reverso). Por isso, jamais obstrua a saída de ar da parte traseira do seu condicionador de ar do tipo janela ou da unidade condensadora do seu condicionador de ar split.



3. OS TIPOS DE CONDICIONADORES DE AR SÃO DISPONÍVEIS NO MERCADO SÃO:



* Janela (ou parede)
* Split Hi-wall
* Split Cassete
* Split Dutado

Janela ou Parede: São os mais utilizados e também os mais baratos. São facilmente encontrados no varejo. Fazem uma renovação contínua do ar fresco. Deve ser instalado embutido na parede. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Portátil: São práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessário climatização e tem custo zero de instalação, duas grandes vantagens. Funcionam expelindo o ar quente para o exterior e trazendo ar frio para o interior. Estes aparelhos também asseguram a renovação do ar. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Split: Pode ser fixo ou móvel. Possui duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, os splits ainda reduzem o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar. O tipo móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente da residência ou escritório. Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

Sistemas Centrais: São recomendáveis para ambientes comerciais, para climatização de muitos ambientes simultaneamente. Tem custo maior de aquisição, operação e manutenção. São muito silenciosos. Não ficam visíveis nas fachadas de prédios.



4. DIMENSIONAMENTO:

 

Para o correto dimensionamento do condicionador de ar é fundamental considerar o tamanho do ambiente, o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que freqüentarão o ambiente, ou seja, para o quarto de solteiro a potência do aparelho pode ser menor do que a necessária para a sala de TV, onde mais pessoas permanecem ao mesmo tempo, aumentando a carga térmica do ambiente. Siga sempre as instruções do fabricante.

* Geralmente, todos os aparelhos possuem termostato que mantém, de forma automática, a temperatura selecionada.
*
* Deve-se considerar o espaço necessário para a sua instalação. Normalmente, o manual de instruções indica a que distâncias devem ser colocados em relação aos móveis e às paredes. As dimensões variam em função do tipo de aparelho.
* Nos tipos split as unidades exteriores são maiores e mais pesadas que as unidades interiores.
* No caso dos aparelhos de parede, podem ser colocados em janelas ou numa abertura na parede.
* No caso dos portáteis, o tubo de evacuação do ar é passado através de uma pequena abertura na janela ou na porta.
* Nos splits fixos o tubo do ar pode passar entre uma abertura na janela ou através de um pequeno buraco na parede, próprio para o efeito. A unidade externa é colocada num suporte na parede ou na varanda exterior, ou fixada sobre um rebordo de uma janela.
* A instalação do condicionador de ar deve ser efetuada por técnicos especializados.



5. OUTRAS FUNÇÕES E ACESSÓRIOS:

DESUMIDIFICADOR - Alguns aparelhos de ar condicionado possuem um desumidificador e oferecem a possibilidade de extrair cerca de vinte litros de água por dia, tornando o ambiente mais saudável e confortável. No comando à distância por infra-vermelhos é possível selecionar a função de refrigeração ou aquecimento.

CONTROLE AUTOMÁTICO - Alguns modelos mais recentes são automáticos: refrigeram ou aquecem, em função da temperatura do ar.

PROGRAMAÇÃO - Para economizar eletricidade e para um maior conforto, pode-se selecionar e programar os intervalos de funcionamento. Pode-se programar uma determinada hora para o início de funcionamento do aparelho.

FLUXO DE AR DIRECIONÁVEL - Esta é uma função bastante desejável, uma vez que permite direcionar o ar em vários sentidos, em função das necessidades: para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita. Normalmente, todos os modelos, no seu normal funcionamento, alternam a direção do fluxo de ar para cima e para baixo.

VELOCIDADE DA VENTOINHA - As ventoinhas podem ter até três velocidades de rotação e, dependendo dos modelos, esta função pode ser controlada manual ou automaticamente. O custo para climatizar um ambiente depende de diversos fatores.
Além do clima local, é necessário considerar como a casa ou o prédio se comportam neste clima. A arquitetura é o ponto de partida. Um bom projeto e um sistema de climatização bem desenvolvidos, bem instalados e bem conservados, proporcionam conforto e economia, tanto no custo dos equipamentos quanto no consumo de energia.



6. O QUE É BTU?



Trata-se de uma unidade de potência: BTU (British Thermal Unit = Unidade Térmica Britanica (ou inglesa)).
Ela determina a potência de refrigeração do produto.



7. POR QUE ESCOLHER CORRETAMENTE A CAPACIDADE DO SEU AR CONDICIONADO?



Em primeiro lugar, para garantir o seu conforto.
Além disso, um equipamento com capacidade abaixo da necessária para o ambiente, aumenta demasiadamente o consumo de energia e diminiu a vida útil do compressor.
Veja na tabela abaixo e faça o cálculo estimado de BTU/h.



8. TABELA:



Indica os modelos ideais considerando as características mais comuns dos ambientes.
Para determinar a carga térmica, foram consideradas 2 pessoas num ambiente em andar intermediário. Acrescentar 600 BTU/h para cada pessoa a mais no ambiente.



Área  Sol de manhã  Sol a tarde ou o dia todo:

6 m²  7500 BTU's  7500 BTU's
9 m²  7500 BTU's  7500 BTU's
12 m²  7500 BTU's  10000 BTU's
15 m²  10000 BTU's  10000 BTU's
20 m²  12000 BTU's  12000 BTU's
25 m²  12000 BTU's  15000 BTU's
30 m²  15000 BTU's  18000 BTU's
40 m²  18000 BTU's  21000 BTU's
50 m²  21000 BTU's  30000 BTU's
60 m²  21000 BTU's  30000 BTU's
70 m²  30000 BTU's  30000 BTU's



9. LOCALIZAÇÃO:



Se pudermos escolher, deveríamos instalar o nosso ar refrigerado em paredes voltadas para leste ou sul, onde a incidência solar não é tão forte. Escolher uma parede onde a parte externa (traseira) do aparelho, receba o mínimo possível de raios solares. Mas isto nem sempre é possível, então instale um anteparo para evitar que os raios solares incidam diretamente no aparelho.



10. QUAIS OS CONDICIONANTES DE AR QUE CONSOMEM MENOS ENERGIA?



Aqueles dotados de compressor rotativo ou de compressor de velocidade variável.



11. O QUE É COMPRESSOR?



O compressor é o coração do seu condicionador de ar, independente do seu modelo ou capacidade. Nos equipamentos do tipo janela e split, podem variar em compressor rotativo ou alternativo.



COMPRESSOR ALTERNATIVO: É o tipo de compressor que comprime o ar, com um sistema parecido com um pistão de carro. Por isso o nível de ruído é mais elevado, com maior desgaste das peças (menor ciclo de vida) e necessidade de maior consumo de energia para executar o trabalho.

COMPRESSOR ROTATIVO: É aquele cujos componentes exercem entre si um baixíssimo atrito para executar a função, proporcionando menor nível de ruído e máxima eficiência energética, isto é, reduzido consumo de energia .



12. DEZ DICAS QUE VALEM PARA TODOS OS (ALÉRGICOS OU NÃO).



    * 1) Mantenha a asma e a rinite sob controle.   Assim enfrentará melhor os fatores que podem irritar as vias respiratórias, como é o caso do ar condicionado.


    * 2) Utilize o aparelho graduado entre 18 e 25º.   Mas se não tiver jeito e a temperatura for muito baixa, deixe um agasalho no trabalho para usar durante sua permanência no ambiente refrigerado.


    * 3) Lave as narinas com soro fisiológico, durante o dia.


    * 4) Coloque uma vasilha com água no ambiente para diminuir o ressecamento.


    * 5) Não fume em ambientes refrigerados.


    * 6) Ambientes fechados devem ser mantidos limpos e arejados. O ideal é que não tenham carpetes, estofados, livros em excesso, para facilitar a limpeza.


    * 7) O filtro do aparelho deve ser lavado semanalmente e a manutenção realizada conforme o manual. Os dutos do sistema de ar central devem receber limpeza adequada e especializada.


    * 8)Limpe a casa ou escritório diariamente, utilizando pano úmido. Sendo possível, abra as janelas e persianas por períodos durante o dia para receber luz do sol e ar puro.


    * 9) Não tome banhos quentes e demorados:  prefira os banhos mornos ou frios.  Use um hidratante após o banho.


    * 10) Tenha uma vida saudável: alimente-se bem, beba liquidos durante o dia e pratique uma atividade física.



Fonte: http://www.globoar.com.br/?view=dicas#12





bottom of page